Home
Indique o Site
Quem Somos
Fale Conosco
Cadastre-se
Altere sua senha
Ligações de interesse
Prevenção toda hora
Prevenção no Lar
Prevenção na Escola
Prevenção no Trânsito
Prevenção Terceira Idade
Prevenção Condomínios
Prevenção no Trabalho
Prevenção Trabalho Mulher
Prevenção Trabalhos Rurais
Prevenção Pequenas Obras
Prevenção contra Animais
Prevenção Defesa Civil
Prevenção Acidentes Crianças
Prevenção de Acidentes com Gás e Aquecedores
Prevenção Intoxicações e Envenenamentos
Prevenção Postura
Prevenção Áreas de Lazer
Prevenção Incêndios
Prevenção Doenças
Prevenção Saúde
Primeiros Socorros
Segurança na internet
Educação para o Trabalho
Cidadania
Acontece
Vídeos
Provas Concursos SESMT - TEC SEG TRAB



   
 
História da prevenção
 

Este espaço especial reservamos para homenagear os Profissionais de Prevenção de Saúde e Segurança que ontém, hoje e sempre contribuirão com seus ensinamentos, profissionalismo e ética para um mundo mais prevencionista.

A eles nossa sincera homenagem e reconhecimento.


Jorge da Rocha Gomes
 

Médico do trabalho e sanitarista; professor-titular de saúde do trabalhador da Faculdade de Saúde Pública da USP; Ex-presidente da ANAMT; ex-superintendente da Fundacentro; ex-chefe do Centro VW da Saúde Ocupacional; consultor da OIT.


Leonídio Ribeiro Filho
 

Engenheiro Industrial e Eletricista, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Doutor em Higiene Industrial pela Universidade da Carolina do Norte (USA) e diretor Técnico da Abraphiset (Associação Brasileira dos Profissionais de Higiene e Segurança do Trabalho).


Oswaldo Paulino
 

Doutor Oswaldo Paulino teve uma longa vida dedicada às atividades em defesa da Saúde e Segurança dos Trabalhadores.
Formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1939.
Começou a sua carreira em 1940 na área de Medicina do Trabalho depois de prestar concurso no Instituto da Estiva.
Conviveu com os problemas do trabalho no Porto de Santos e organizou o serviço médico do Sindicato dos Estivadores, que deu origem ao atual Hospital dos Estivadores de Santos.
Foi Médico do Trabalho da Refinaria Presidente Bernardes durante 24 anos e organizou os serviços médicos daquela unidade industrial da Petrobrás, onde definiu sua inclinação natural para Medicina do Trabalho. Por duas vezes foi Secretário e Presidente do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Paulista de Medicina, fundada em 1952.
Em 1962, fundou o Departamento de Medicina do Trabalho na Associação dos Médicos de Santos. Trabalhou na função de perito de acidentes de trabalho no Fórum de Santos.
Em 1965, por liberação da Petrobrás fez estágio nas indústrias petrolíferas do EUA, durante três anos, conhecendo os serviços de Medicina do Trabalho no país.
Em 26 de março de 1968, foi um dos fundadores da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), tornando-se seu Secretário-Geral. Em 1970, tornou-se presidente da ANAMT, permanecendo nesta condição durante 12 anos, acompanhando e colaborando com a evolução do setor no Brasil. Até o momento, é o único brasileiro membro emérito da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Em 1969, lecionou como Professor Titular da Faculdade de Medicina da UNILUS, na disciplina de Saúde Ocupacional, chegando à condição de Professor Emérito.
Em 1970 e 1971, exerceu a Presidência da Associação dos Médicos de Santos.De 1971 a 1973, assumiu a vice-presidência da Associação Paulista de Medicina.
Atuou por cinco anos como conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Foi Membro Honorário da Academia de Medicina de São Paulo e do corpo clínico da Santa Casa.
Em 1966, tornou-se membro da ICOH - International Commission on Occupational Health, tendo sido o Presidente de Honra do 27° Congresso Internacional da ICOH, em Foz do Iguaçu (PR), em 2003.
Em 1976, trabalhou, como coordenador de Medicina do Trabalho, na Subsecretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do Ministério do Trabalho, na ampliação do conhecimento socioeconômico do país e na elaboração das NR´s. No mesmo período representava o Brasil na OIT, em Genebra.
Na Fundacentro, trabalhou cerca de dez anos. Ocupou vários cargos técnicos, foi Secretário de Ensino e Divulgação, Diretor da Regional de Santos, Superintendente e Assessor da Presidência. Participou de todas as atividades ligadas à Medicina do Trabalho no desenvolvimento da instituição, especialmente nos cursos que, a partir de 1973, foram realizados para a formação de Médicos do Trabalho em todo o Brasil. Compunha, até seu falecimento, o Conselho Curador da Fundacentro, indicado como suplente pelo Ministro do Trabalho e Emprego.
 
Fonte: Fundacentro


Vicente Pedro Marano
 

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1955. Especialização em Medicina do Trabalhos pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1974), pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Nacional de Medicina no Trabalho.
Membro da AMB - Associação Médica Brasileira, da APM - Associação Paulista de Medicina, da ANAMT - Associação Nacional de Medicina no Trabalho, da Permanent Commission on Internacional Association on Ocupacional Health e Membro Honorário da Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho.
Tem lecionado diversas disciplinas voltadas para Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho em instituições como Faculdade de Medicina do Trabalho nas Empresas, Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Catarina, Faculdade de Medicina de Santos e Faculdade de Medicina da USP. Também leciona no curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança na UNIP - Universidade Paulista.



Bernardo Bedrikow
 

O professor Bernardo Bedrikow, ex-docente do Instituto de Higiene (atual Faculdade de Saúde Pública da USP) na época do Prof. Geraldo de Paula Souza, seu contemporâneo e fundador da FSP/USP , o professor Bernardo faleceu aos 84 anos e além de ser um dos primeiros médicos do trabalho no Brasil e o primeiro médico do trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI), também era professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Trabalhou pela OMS (Organização Mundial da Saúde), realizando um trabalho na Bolívia, de eliminação da silicose nas atividades mineiras e por quase nove anos foi funcionário efetivo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), atuando em quase todos os países latino-americanos e na sede da Organização, em Genebra. Sua ultima atuação foi como consultor técnico no SESI e como assessor do Programa Nacional de Eliminação da Silicose, realizado pela FUNDACENTRO.


   

 Mensagens
Clique aqui


Selecionamos com carinho mensagens inspiradoras para o seu dia.

 

 Especial Enchente

Clique aqui e encontre informações sobre como agir em caso de enchentes, risco de desmoronamento e outras situações desta época de chuvas.

 

 Vote!!!

 

 História

Destacamos este espaço para homenagear os profissionais da àrea de prevenção.
 

 CAT

Formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

 

 EPI


Saiba como comprar o Equipamento de Proteção Individual-EPI. Consulte o Certificado de Aprovação (CA) no site do Ministério do Trabalho.

 

 Legislação

Legislação de Segurança e Medicina do Trabalho.
 

 Dengue

Saiba como prevenir.
Informações importantes.
 

 Teste

Sua casa é segura?
Faça o teste e veja os perigos e riscos do seu lar doce lar.
 

 Associados
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?
 

 Influenza A (H1N1)
Saiba as formas de contágio para se prevenir.
 

 Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email:
 


Copyright © 2017 Consciencia Prevencionista. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular